Vai viajar? Veja como organizar sua mala

mala3

Chegando o final do ano, época em que muitas pessoas entram de férias e viajam para descansar, para ajudar no planejamento e organização da mala aqui vão algumas boas dicas. Papel e caneta na mão e vamos anotar tudo!

Independente do volume do conteúdo a ser carregado, as malas com rodinhas sempre são as mais indicadas. Mesmo quando a viagem é curta, a bagagem dificilmente pesará menos de 3 quilos, peso suficiente para provocar problemas de coluna e dores nos ombros ao ser carregado. Outra dica é escolher malas com alças resistentes, rodas, fechadura e chave, além de algum detalhe que a diferencie dos modelos parecidos caso sua mala seja de cor preta ou azul marinho (as mais comuns) como uma fita colorida amarrada na alça ou adesivos decorativos. Confira como organizar sua mala para qualquer viagem:

Leve apenas o essencial
Considere o tempo que vai ficar e a facilidade de adquirir produtos que podem ser repostos sem maiores problemas como produtos de farmácia e conveniência: lâmina de barbear, sabonete, pasta de dente, remédios, vitaminas, filmes, pilhas etc.

Utilize embalagens apropriadas para viagem
Shampoos, cremes, perfumes, enxaguador bucal e outros, quando não podem ser encontrados em versão miniatura, devem ser despejados em frascos pequenos para economizar espaço e deixar sua mala mais leve.

Como calcular quantas roupas, sapatos levar?
Depende do tipo de viagem, infraestrutura e disposição para gastar. Numa viagem de passeios tranquilos como bares, teatros, exposições, numa cidade de clima ameno, é possível usar a mesma blusa até 3 vezes antes de lavar. Calças e saias, ainda muito mais vezes. Já no caso de passeios mais movimentados como caminhadas ao ar livre, ou visita a cidades muito quentes, é melhor separar 1 blusa para cada dia caso não tenha como lavar. Se for uma viagem destinada a compras leve só o necessário se planejando usar lá as roupas novas que compras e ainda deixar bastante espaço para as novas compras.

Sapatos, o número depende com o tipo de evento e duração da viagem:
01 tênis ou sapatilha para atividades que exijam mais disposição;
01 sapato ou sandália social de cor neutra para eventos noturnos;
01 sapato ou sandália de salto médio confortável para eventos diurnos;
01 chinelo para banho, praia, relaxar no quarto etc.;
01 bota (no caso de locais frios) ou sapato extra de sua preferência.

Conheça seu destino
Para escolher o tipo e quantidade de roupas que você vai levar, é preciso pesquisar as seguintes características do local para onde você irá: o clima é essencial para definir o tipo de roupa; o grau desenvolvimento e características do comércio local, para o caso de compras de itens que se façam necessários ou mesmo de especialidades regionais, o que pode redefinir o tamanho da mala; conheça também a estrutura do local onde ficará hospedado, verificando se é necessário roupa de cama e banho; Por fim, fique atento aos tipos de eventos da programação: o roteiro turístico inclui festas noturnas, eventos esportivos que precisem de roupas especiais?

Como acomodar as roupas na mala?
1. Arrume em primeiro lugar as calças ou saias (as peças mais longas), estendendo-as no fundo sem dobrá-las muito. Procure formar camadas uniformes.
2. Na segunda camada, coloque as camisas, os vestidos, etc. Tenha sempre em mente: as peças mais pesadas em baixo, as mais leves em cima.
3. Depois o casaco. Dobre-o em quatro e coloque-o por cima de tudo, pelo avesso.
4. Não se esqueça de fazer o mínimo de dobras possível, isso irá diminuir o volume.
5. Preencha os pequenos espaços com cintos, roupas íntimas (dobradas em pequenos rolos, por exemplo) ou peças de roupa que não amassam. Lenços e outros itens similares podem ser guardados no bolso interior da mala. Se esta tiver uma bolsa exterior, organize coisas úteis, como remédios, livros, canetas, óculos, etc
6. Deixe algum espaço para levar consigo um saco desdobrável, no caso de fazer algumas compras que aumentem volume da sua bagagem
7. Coloque os shampoo, cremes e perfumes em frascos pequenos para economizar espaços, nunca esquecendo de colocá-los envoltos em sacos plásticos bem fechados para não vazar.

Mala lotada ou com espaço?
Se a sua bagagem for compacta opte por uma mala grande com espaço para lembranças, mas lembre de utilizar o cinto de segurança da mala para que os objetos não se revirem durante o manuseio. Mas, só utilize essa opção se realmente tiver a intenção de fazer compras, porque quando a mala está cheia, os objetos ficam melhor acomodados.

mala

mala1

mala2

Sair de férias é maravilhoso e com a mala bem organizada sem preocupação se esqueceu algo ou se está bagunçado fica bem melhor. Com essas dicas, pode descomplicar esse momento.

Boa viagem e até a próxima.

_Priscila Ribeiro_

Anúncios

Obrigada pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s